(2019/CESPE-CEBRASPE/Pref. São Cristóvão - SE) De tanto pegadio com o neto, até nos menores quefazeres fora de hora meu avô me queria com a cara metida nas coisas que as suas mãos manejavam. Era o seu jeito mais congruente de me passar o afeto calado de sua companhia, e ao mesmo tempo me adestrar na sabedoria que apanhara dos antepassados rurais: pequenos conhecimentos cristalizados em hábitos recorrentes que eram exercidos todos os dias no amanho da terra e no cultivo dos animais, com a entranhada naturalidade de quem já nasceu posseiro de seus segredos e de sua magia. Além de lavrar no Engenho Murituba os bens de consumo que abasteciam a sua gente, meu avô ainda tinha o domínio razoável de todos os pequenos ofícios necessários ao bom andamento de sua produção.

Francisco J. C. Dantas. Coivara da memória. São Paulo: Estação Liberdade, 1991, p. 174.

Com relação às propriedades linguísticas do texto apresentado, julgue o item que se segue.

A palavra “domínio” (l.12) recebe acento gráfico por ser paroxítona terminada em ditongo oral.



GABARITO E COMENTÁRIO DA QUESTÃO:

DO-MÍ-NIO: Penúltima sílaba tônica, paroxítona terminada em ditongo oral, por isso é sim acentuada.

Portanto a alternativa está correta.