(2019/INEP/ENEM) Quanto mais a vida social se torna mediada pelo mercado global de estilos, lugares e imagens, pelas viagens internacionais, pelas imagens da mídia e pelos sistemas de comunicação interligados, mais as identidades se tornam desvinculadas — desalojadas — de tempos, lugares, histórias e tradições específicos e parecem “flutuar livremente”. Somos confrontados por uma gama de diferentes identidades (cada qual nos fazendo apelos, ou melhor, fazendo apelos a diferentes partes de nós), dentre as quais parece possível fazer uma escolha. 

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2006.

Do ponto de vista conceitual, a transformação identitária descrita resulta na constituição de um sujeito:

a) Altruísta.
b) Dependente.
c) Nacionalista.
d) Multifacetado.
e) Territorializado.



GABARITO E COMENTÁRIO DA QUESTÃO:

O texto do enunciado retrata como as inovações do mundo moderno influenciam na formação da identidade do indivíduo. E a questão pede que identifiquemos qual "tipo" de sujeito essa transformação identitária pode formar.

Se lermos com atenção ao texto, encontramos indícios de que o sujeito passa a adquirir múltiplas facetas, ou seja, passa a ser multifacetado. Trazendo a ideia de uma identidade de sujeito fluida, que se molda de acordo com as situações.

Veja este trecho que corrobora este pensamento: "Somos confrontados por uma gama de diferentes identidades (cada qual nos fazendo apelos, ou melhor, fazendo apelos a diferentes partes de nós)."

Portanto, a alternativa correta é a letra d).