(2019/INEP/ENEM) Segundo o pensamento religioso de Padre Cícero Romão Batista (1844-1934), a ação humana do camponês sobre a natureza deveria seguir alguns princípios norteadores, os quais ficaram conhecidos na cultura popular brasileira como “os preceitos ecológicos do Padre Cícero”. Dentre esses preceitos, destaca-se:

“Não plante em serra acima, nem faça roçado em ladeira muito em pé: deixe o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza.”

FIGUEIREDO, J. B. A. Educação ambiental dialógica: as contribuições de Paulo freire e a cultura popular nordestina. Fortaleza: UFC, 2007.

Comparando o pensamento do Padre Cícero com o atual conhecimento científico, pode-se encontrar elementos de convergência, já que a prática citada contribui primariamente para evitar (o)a

a) Erosão.
b) Salinização.
c) Eutrofização.
d) Assoreamento.
e) Desertificação.



GABARITO E COMENTÁRIO DA QUESTÃO:

A questão pede que reconhecemos os pontos semelhantes entre os ensinamentos de Padre Cícero e o conhecimento científico contemporâneo. Assim, vamos às alternativas:

a) Erosão é o processo de desgaste, transporte e sedimentação do solo como efeito da ação dos agentes erosivos, tais como a água, os ventos e os seres vivos.  (Essa é a alternativa correta)

b) Salinização é a concentração de sais, provocada pela evapotranspiração máxima ou intensa, principalmente em locais de climas tropicais áridos ou semiáridos, onde normalmente existe drenagem ineficiente. (Não é o que a questão se refere)

c) A eutrofização é o crescimento excessivo de plantas aquáticas, para níveis que afetem a utilização normal e desejável da água. O fator substancial para este aumento é a maior concentração de nutrientes, essencialmente o nitrogênio e fósforo. (A questão não se refere a ambientes aquáticos)

d) Assoreamento é o processo pelo qual o leito de um rio ou lago se eleva em função do acúmulo de sedimentos e detritos levados para dentro dele pela água das chuvas, que retira esse material por erosão de regiões desmatadas, próximas ou distantes. (Mais uma vez a questão não se refere especificamente a um rio ou lago, mas a solos secos de forma geral)

e) Esta opção poderia lhe trazer mais dúvidas, contudo a desertificação é o processo de degradação dos solos pela seca excessiva e pela rápida perda de nutrientes, resultando na formação de uma paisagem correspondente à dos desertos. Veja que o ensinamento do Padre é destinado a ambientes chuvosos, como no trecho: "Deixe o mato protegendo a terra para que a água não escorra", e não desérticos.

Portanto, a afirma correta é a letra a).